Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719

Comparte esta pagina

Título : A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares
Autor : SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da
Palabras clave : Matemática – estudo e ensino; Sistemas de Equação Linear; Engenharia de Software; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 21-nov-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da. A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Esta pesquisa debruça-se sobre os elementos que possibilitam o desenvolvimento de uma prototipação de um micromundo matemático, para a abordagem da manipulação das representações gráfica e algébrica das soluções de um Sistema de Equação Linear. Como aporte teórico-metodológico, evidenciamos alguns princípios da Engenharia Didático-Informática, a qual, em uma perspectiva transdisciplinar, é o resultado da integração dos princípios da Engenharia Didática e os da Engenharia de Software, com vista a fornecer encaminhamentos teórico-metodológicos para a identificação das necessidades do domínio, mais especificamente, do nosso objeto de estudo. Dessa forma, desenvolvemos uma ampla abordagem dos Sistemas Linearespor meio da análise preliminar de suas dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. À guisa de comentário, vale destacar que toda essa análise subsidia o processo de elaboração dos requisitos a serem contemplados na prototipação. Um segundo elemento que pomos em evidência se refere à análise dos software existentes que tratam do nosso objeto de estudo, uma vez que, em nossa pesquisa, mostrou-se deveras pertinente, pois nos possibilitou um panorama das atividades que já eram contempladas e das lacunas que eles apresentavam. Desse modo, propusemos uma proposta viável de um futuro software à luz dos elementos trazidos pelas quatro dimensões supracitadas, por meio da qual esperamos responder de uma certa forma às especificidades que esse tema exige.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da Silva.pdf3,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons